sábado, 28 de maio de 2011

Meus filmes de História Favoritos (Top 10) - A lista não é definitiva!

Segue abaixo a lista dos possíveis 10 melhores filmes de História (na minha opinião é  claro). Na verdade, tenho que pensar um pouco mais, mas a lista de hoje é a seguinte (a ordem não estabelece melhor ou pior):
1 - Tempos Modernos (Modern Times, EUA, 1936) de Charles Chaplin. Simplesmente genial, o filme trata dos problemas da era contemporânea, tais como, substituição da mão-obra humana por máquinas, ausência de emprego, organização sindical. Apesar de ser um filme mudo e em preto e branco, se mantêm assustadoramente atual.
2 - Reds (Reds, EUA, 1981) de Warren Beatty. O filme, inspirado na vida do jornalista comunista John Reed (livro "10 Dias Que Abalaram o Mundo"), detalha os primeiros momentos da Revolução Russa de 1917.
3 - O Nome da Rosa (Der Name der Rose, França/Alemanha/Itália, 1986) de Jean Jacques Annaud. Com Sean Connery e Christian Slater. Inspirado no livro homônimo de Umberto Eco. O filme, ambientado na Baixa Idade Média, trata de conflitos entre diferentes ordens católicas que investigam uma série de assassinatos num mosteiro. O ápice do filme está nos debates entre adeptos da patrística e da escolástica.
4 - A Onda (Die Welle, Alemanha, 2008) de Dennis Gansel. Apesar de ser um filme bastante atual, classifico A Onda (Die Welle) como um dos melhores filmes sobre autoritarismo já feito. Por sua linguagem bastante atual, A Onda é um filme perfeito para ser assistido em sala de aula.
5 - 300 (300, EUA, 2007) de Zack Snyder. Inspirado na graphic novel "Os 300 de Esparta" de Frank Miller. Classifico entre os melhores pelo mesmo motivo de A Onda, pois também é filme ficcional, porém que, através de uma linguagem que lembra um vídeo clipe, nos faz refletir sobre o passado. Excelente para a sala de aula.
6 - Spartacus (Spartacus, EUA, 1960) de Stanley Kubrick. Filme mostra a vida do escravo hebreu, Spartacus, que, junto a um exército de escravos, luta contra o poderoso exército romanos.
7 - Gladiador (Gladiator, EUA, 2000) de Ridley Scott. Melhor filme sobre o Império Romano que conheço. O impacto dos cenários e das vestimentas dos atores é sensacional.
8 - Coração Valente (Braveheart, EUA, 1995) de Mel Gibson. Coração Valente mostra a vida de Willian Wallace e como os escoceses resistiram à ocupação inglesa de seu país.
9 - Príncipe do Egito (The Prince of Egypt, EUA, 1998) animação da DreamWorks. Melhor filme bíblico que já assisti. O desenho animado conta a história de Moisés e como ocorreu a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.
10 - Apocalipse Now (Apocalipse Now, EUA, 1979) de Francis Ford Coppola. Apesar de não ser fã de filmes de guerra, Apocalipse Now é, sem dúvida, o melhor que já assisti. Trata da Guerra do Vietnã e do conflito que existia em cada um dos soldados norte-americanos. Para os que gostaram de Platoon ou Guerra ao Terror, Apocalipse Now, torna-se imperdível.
Poderia citar também A Lista de Schindler, Apokalipto, Paixão de Cristo, Lutero e muitos outros (em breve farei outras listas).
Não gostou? Mande também a sua lista que publicarei neste espaço.

2 comentários:

  1. Faltou nesta lista o filme Ben Hur com Charlton Heston.
    Ass. Manga

    ResponderExcluir
  2. Outro filme legal que ficou de fora foi Ivanhoé.

    ResponderExcluir