sábado, 4 de junho de 2011

Meus Documentários Favoritos (Top 10) - Documentários para assistir em sala de aula!

Documentários são recursos fantásticos de aprendizado, porém, não devemos esquecer que filmes não substituem a aula do professor. Afinal, filme dado não significa conteúdo apresentado.

Abaixo a lista dos possíveis 10 melhores documentários de História para assistir em sala de aula. (a ordem não estabelece melhor ou pior):

1 - Super Size Me: A Dieta do Palhaço (Super Size Me, EUA, 2004) de Morgan Spurlock. Durante 30 dias, Spurlock somente se alimenta de produtos vendidos em lanchonetes do McDonald's. Feroz crítica às fast food, Super Size torna impossível assistir ao filme e não refletir sobre a origem do que comemos.

2 - Confronto dos Deuses: A série (Crash of the Gods, EUA, 2010) do History Channel. A série reconstitui 10 mitos da antiguidade: Zeus, Minotauro, Hércules, Thor, Ulisses e outros. Destaque para a Lenda de Beowulf. Excelente para a sala de aula.

3 - Fahrenheit 11 de Setembro (Fahrenheit 9/11, EUA, 2004) de Michael Moore. Fahrenheit é uma ácida crítica de Moore ao governo Bush. Através de uma ampla análise, o autor expõe uma série de falcatruas do governo republicano.

4 - Construindo um Império: A série (Engeneering na Empire, EUA, 2007) do History Channel. Série do History Channel em 14 episódios. Nos filmes, verdadeiras aulas de história e engenharia, são demonstradas como as principais construções dos grandes impérios foram erigidas.

5 - A História das Coisas (The Story of Stuff, EUA, 2005) com Annie Leonard. A História das Coisas é uma crítica à sociedade de consumo. Em apenas 20 minutos, o filme, que virou febre na internet, mostra que estamos acabando com os recursos naturais de nosso planeta. O documentário pode ser baixado gratuitamente em no site da Sununga.

6 - Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth, EUA, 2006) de Davis Guggenheim e Al Gore. O documentário, estrelado pelo ex-presidente norte-americano Al Gore, narra de forma bastante esclarecedora como os efeitos do rápido progresso industrial têm afetado a natureza e o clima de nosso planeta.

7 - A Corporação (The Corporation, Canadá, 2004) de Mark Achbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan. O filme expõe a nudez das grandes corporações mundiais que controlam, não só a economia mundial, mas vida das pessoas. O documentário é uma excelente ferramenta para debater o papel da iniciativa privada em nossa sociedade.

8 - Dias que Abalaram o Mundo: A série (Days That Shook The World, Inglaterra, 2003) da BBC. A série, composta de 12 documentários, intercala duas histórias com assuntos em comum, porém ocorridos em épocas diferentes. Destaque para o episódio que narrada a "Noite dos Cristais", quando os judeus alemães são presos por Hitler, e a "Criação do Estado de Israel", quando o Estado judeu declara sua independência.

9 - Os Últimos Dias de Pompéia (The Last Day, Inglaterra, 2003) da BBC. Excelente documentário sobre os últimos dias da cidade romana de Pompéia. O filme reconstitui a vida e a sociedade desta rica cidade vitimada pelas lavas do vulcão Vesúvio.

10 - A Maldição de Tutankamon (The Curse of Tutankhamun, EUA, 1999) do Discovery Cannel. O filme conta a história da descoberta da tumba do faraó Tut por Howard Carter e Lord Carnarvon em 1922. Além de recontar a história do faraó, o documentário, em tom de suspense, narra os supostos casos da "maldição" de Tutankamon.

Apesar de não ser definitiva, acredito que a lista está bem representada. Um documentário muito bom que não incluí entre os 10 é Rei Arthur (King Arthur da BBC) um excelente documentário que apura as novas leituras historiográficas sobre o mítico rei bretão.

Não gostou? Mande a sua lista! Afinal, a lista acima não é definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário