domingo, 29 de maio de 2011

A Igreja foi a maior herança do Império Romano! - Passagens da Antiguidade para o Feudalismo

O historiador inglês Perry Anderson defende que a Igreja Cristã foi a responsável pela transição cultural entre o Império Romano e os bárbaros. No livro Passagens da Antiguidade para o Feudalismo (Editora Brasiliense) o autor afirma que a Igreja foi a única instituição romana que sobreviveu à queda do Império.

Segundo Anderson, a cultura medieval foi o resultado da síntese das culturas bárbara e romana, preservada pela Igreja. Para se aprofundar no assunto, leia o texto "O Nascimento da Idade Média a partir da análise compoarativa das obras: Passagens da Antiguidade ao Feudalismo e Declínio e Queda do Império Romano" de Marcos Faber.
Quer saber mais sobre o livro? Clique aqui.

5 comentários:

  1. Mais eu quero SABER QUAIS (PLURAL)sao os imperio Romanos (plural)

    ResponderExcluir
  2. A estupidez cristã foi a maior herança do Império Romano. Tanto que o ocidente e parte do oriente se moldaram em costumes cristãos durante séculos. Só que graças a imbecilidade dos Romanos em dar poder a uma religião como força de um Estado resultou na Santa Inquisição e na Idade Média. E graças a esse período o ser humano perdeu 1000 anos de evolução. Tudo bem que a ciência moderna surgiu também na Igreja, mas essa mesma ciência moderna poderia ter surgido na antiguidade, pois já existiam grandes pensadores naquela época. O Império Romano e a Igreja Católica foram os dois maiores erros da humanidade (e não estou falando do cristianismo como religião, e sim do PODER que essa religião ganhou. Um poder de Estado e soberania... e acabou transformando isso num poder TIRANO).

    ResponderExcluir
  3. oooo idiota eu quero sabe qual eh a única instituição que sobreviveu a queda do império romano?flo manow tah lgd veey?

    ResponderExcluir