Segundo o pesquisador Eduardo "Peninha" Bueno, a primeira favela do Brasil foi construída no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, por soldados do exército brasileiro que haviam lutado contra Antônio Conselheiro e seus rebeldes. Em troca, o governo prometeu dar casas aos soldados. Como a promessa demorava a ser cumprida, os soldados e suas famílias improvisaram a construção de suas casas em cima do morro. |
Como o Morro da Providência lembrava o Morro da Favela, em Canudos, apelidaram o lugar de "favela". Contudo, a promessa de casa nova nunca foi cumprida, e os "favelados" nunca mais sairam de lá.
Quer saber mais? Então assista o vídeo do Discovery Channel no YouTube.
Quer saber mais? Então assista o vídeo do Discovery Channel no YouTube.
Camarada, vejo alguns equívocos. Primeiro: seria impossível os soldados do Império lutarem contra Canudos. A quase uma década a Monarquia não existia mais. Segundo: a ocupação do referido espaço é anterior, vinha desde 1893 com a derrubada do maior cortiço que a cidade do Rio de Janeiro conheceu: o Cabeça de Porco. Indicação de referências? Cidade Febril: Sidney Chalhoub (Companhia das Letras, 1996).
ResponderExcluirMuito Legal !
ResponderExcluirBosta pura
ResponderExcluirNão existia favela no Brasil monarquia. O Brasil era uma potência mundial em todos os quesitos. Éramos considerados um país de Primeiro Mundo.
ResponderExcluir